Aruba – One Happy Island!

Aruba One Happy Island

Aruba – One Happy Island!

 Dicas de Aruba

Mal chegamos de Aruba nesse feriadão de 15 de novembro (2016) e já tenho que escrever sobre a viagem porque não estou aguentando de ansiedade de tanto que amei a ilha!

Minhas impressões foram as melhores!!! Confesso que antes de ir estava um pouco apreensiva, achando que o clima seria “americanizado” demais, o que não curto muito (a não ser que a viagem seja para os EUA). Ainda bem que estava completamente enganada! A ilha, apesar de muuuito frequentada por americanos, mais parece uma mistura de Europa com Caribe (organizada, segura, prática + mar calmo variando do azul bebê ao azul turquesa e areia branquinha), ou seja, UM SONHO! 

Achei um destino completo porque agrada tanto os mais sossegados que curtem apenas relaxar numa praia, quanto os viajantes mais agitados que gostam de conhecer um lugar novo a cada dia e praticar diversas atividades. Lá você encontra praias bem diferentes umas das outras e você pode mergulhar, praticar snorkeling, kitesurf, esqui aquático, parasailing, bananaboating e muito mais. Tem até um submarino para aqueles que não mergulham! 

Assim como de dia, à noite também tem muito o que fazer: uma variedade enorme de bares e restaurantes para todos os estilos, gostos e bolsos (váaaarios pé na areia para jantar vendo o pôr do sol!), algumas baladinhas e cassinos para quem gosta de uma “jogatina” (geralmente dentro dos resorts, abertos a não hóspedes também). E, ainda, para quem procura por compras, tem uma série de lojas e malls em Oranjestad (a capital) e em Palm Beach (a praia mais agitada). 

Um detalhe que achei bem inusitado é que aquele visual de praias paradisíacas típicas de Caribe você só encontra no lado oeste e sul da ilha. O lado leste quase não tem praias e mostra um outro cenário: é árido, desértico, pedregoso, banhado por um mar bravo e não indicado para banho. E nem por isso deixa de ser visitado, abrindo mais possibilidades de passeios, como o de buggy ou quadriciclo. Além disso, a ilha ainda conta com um enorme parque chamado Arirok que ocupa cerca de 18% do território (na minha opinião vale a pena visitar só se você tiver uns dias sobrando).

Ou seja, a diversidade é grande, o que faz de Aruba muito mais do que aquele cartão postal de belíssimas praias, eu adorei!! No mapa abaixo dá para perceber que a geografia do lado leste é realmente bem diferente:

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, hoteis em Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba

Lado oeste é cheio de praias lindas e o lado leste é desértico com algumas enseadas 

 hoteis em Aruba, Eagle Beach, Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba

Eagle Beach – lado oeste da ilha, típica praia caribenha

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba

Lado leste da ilha (sem praias)

Agora posso dizer com conhecimento de causa que I Aruba (em homenagem ao letreiro da foto abaixo que tem em vários lugares heheheh)! Não é à toa que o slogan da ilha é One Happy Island! Depois de passar uns dias por lá você vai ver que faz todo sentido, é impossível não ser feliz vivendo naquele calorzinho bom, rodeado daquele mar maravilhoso!!! Até nas placas dos carros está escrito Uma Ilha Feliz!

Palm Beach, Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, hoteis em aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba

Não resisto à essas cafonices turísticas!! Esse letreiro está em diversos pontos da ilha, como nessa praça central de Palm Beach, em Oranjestad e na região de Malmok.

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, hoteis em aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba

Placa do nosso carro

  História e geografia

Aruba, cuja capital é Oranjestad, está localizada muito perto do litoral venezuelano, ao lado de Bonaire e Curaçao, formando as ilhas conhecidas como ilhas ABC. Elas já fizeram parte das extintas Antilhas Holandesas, que, por sua vez, eram formadas por dois grupos de ilhas caribenhas: as do norte (Saba, Santo Eustáquio e São Martinho ou St. Maarten) e as do sul (Aruba, Bonaire e Curaçao).

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, hoteis em aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba

Aruba é o ponto laranja

Descoberta e colonizada pelos espanhóis, Aruba foi posteriormente dominada pelos holandeses e, desde 1966 conquistou o título de território autônomo, ou seja, é um país com governo nacional próprio mas até hoje é subordinada ao monarca do Reino dos Países Baixos em relação a alguns assuntos, como Defesa e Relações Exteriores, por exemplo.

A população, de cerca de cento e cinco mil pessoas, é formada majoritariamente por descendentes de índios, escravos, espanhóis e holandeses, que vivem basicamente do turismo.


   Língua

As línguas oficiais de Aruba são o holandês e o papiamento, mas a maioria dos arubianos falam inglês e espanhol também. O papiamento é o idioma mais usado e é super engraçado porque, como é uma mistura de inglês, espanhol, português e dialetos africanos, vira e mexe você consegue identificar uma palavra ou outra mas não dá para entender o contexto. Bom dia em papiamento, por exemplo, é bon dia (mas com aquele jeito de pronunciar o “d” que o pessoal mais velho aqui em São Paulo usa). Veja outras expressões úteis e familiares:

 Papiamento  Português
 Por fabor  Por favor
 Danki  Obrigado (a)
 Di nada  De nada
 Bon tardi  Boa tarde
 Bon nochi  Boa noite
 Bon bini  Bem vindo (a)
 Pasa bon dia!  Tenha um bom dia!
 Mi nomber ta…  Meu nome é…
 Mi ta bon  Eu estou bem
 Mi tin sed  Estou com sede
 Mi tin hamber  Estou com fome
Beijo Sunchi

 

 

 


 Moeda

É o florin, mas eles aceitam dólar por toda parte, então se você tiver aqueles dólares guardados e não quiser ter deságio, pode usar tranquilamente. Ouvi dizer que alguns estabelecimentos não aceitam notas de cinquenta e cem dólares por risco de falsificação. Nós usamos notas de dólares de tudo o quanto é valor e não tivemos problemas. Gorjetas de até 15% são praticadas se não tiver taxa de serviço já inclusa na conta.


   Internet e Wifi

Todos os lugares que frequentamos tinham wifi e até mesmo em alguns lugares públicos estava disponível, portanto não vi necessidade de comprar chip local (mesmo porque ficamos apenas quatro dias). E vamos combinar, né? Num lugar paradisíaco como esse é bom dar uma desconectada. Mas se você é daquele que não consegue de jeito nenhum, ou se vai passar muito tempo em Aruba, pode comprar um chip local ou alugar um telefone celular no terminal de chegada do aeroporto (é só perguntar ao chegar).


   Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar em Aruba, apenas passaporte válido (é aconselhável que esteja há pelo menos seis meses da data do vencimento).


   Vacina

Não é exigida nenhuma vacina para entrar em Aruba. Por mais que o destino não exija o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela, eu sempre levo porque uma vez em Miami, no check-in da Bahamas Air (cia minúscula), eles exigiram o certificado sendo que nem era obrigatório (era época do auge da zica então achamos que eles inventaram a regra na hora). Eu só consegui viajar porque levei meu passaporte italiano também, mas vi outras pessoas não embarcarem… depois dessa nunca mais viajo sem o certificado para lugar nenhum!

Em Aruba faz um calorzinho gostoso de quase 30 graus o ano inteiro e a ilha está fora da zona de furacões que podem atingir alguns pontos do Caribe durante o segundo semestre. A época de chuvas vai mais ou menos de outubro a janeiro. Estivemos lá em novembro e a chuva que vimos foi aquela típica de verão, que vem de repente e passa rápido. Os locais nos disseram que nunca chove um dia inteiro, que no inverno geralmente dá uma pancada de manhã e acabou. Ou seja, lá não tem tempo ruim, a melhor época para ir é simplesmente o ano inteiro!!

Não existem vôos diretos do Brasil para Aruba (antigamente tinha, que pena…). É possível voar pela Latam (com conexão em Bogotá), pela Avianca (com conexão em Bogotá), pela Copa Airlines (com conexão na cidade do Panamá) e pela American Airlines (com conexão em Miami – não esqueça o visto americano!).

Para quem está em Manaus tem também a opção de voar pela Gol com conexão em Curaçao.

Em Aruba as distâncias são grandes e não dá para circular entre as praias à pé, então vou listar abaixo as opções que servem tanto para se locomover durante a sua estadia na ilha quanto para ir do aeroporto até o seu hotel (e vice-versa). É importante saber que o aeroporto Queen Beatrix International Airport fica em Oranjestad, a cerca de 20 minutos das duas praias em que a maioria dos turistas se hospedam: Eagle Beach (8 km) e Palm Beach (10 km).

= Táxi: todos os carros são bem cuidados e geralmente são enormes. Não tem taxímetro, todos os preços são tabelados e podem ser consultados pelos turistas. Para ir do aeroporto ao hotel (Palm ou Eagle Beach) varia de 18 a 25 dólares. Para ir de Eagle até Palm Beach varia de 9 a 12 dólares por trecho, dependendo do horário (depois das 22hs fica mais caro). 

= Ônibus: a passagem individual custa pouco mais de 2 dólares e a região hoteleira é bem servida de paradas. Os ônibus costumam passar a cada 15 minutos durante o dia e a cada 40 minutos à noite, sendo operados pela empresa estatal Arubus. Para vir do aeroporto para as praias de Eagle e Palm, tem que fazer baldeação em Oranjestad.

= Carro alugado: logo na saída do aeroporto, do outro lado da rua estão todas as locadoras de veículos conhecidas. Assim, você pode reservar um carro antes de ir e retirar na chegada. É bom reservar com bastante antecedência porque os carros costumam acabar e também para conseguir um preço bom. A Rentalcars é confiável e costuma funcionar bem.

Alugar ou não alugar um carro?

Depende da sua programação. No nosso caso o aluguel estava caríssimo (não sei o que houve, um carro dos mais simples para 4 dias estava cerca de R$ 1.000,00 – e olha que pesquisei bastante e com antecedência razoável). Dei uma olhada na programação que montei e percebi que usaríamos o carro apenas um dia (no dia de visitar as praias do sul da ilha). Além disso, queríamos o máximo de liberdade para beber tranquilamente, sem se preocupar com direção.

Assim, alugamos somente por 24 horas através do nosso hotel e saiu 65 dólares (o hotel providenciou tudo, o carro chegou até nós e no dia seguinte foram buscar, super prático). Foi a melhor coisa que fizemos porque nos outros dias de fato não precisaríamos dele, já que ficamos relaxando na praia em frente ao nosso hotel e fizemos o passeio de buggy pelo lado leste da ilha (a empresa do passeio vem te buscar para te levar até o seu buggy). E à noite, quando queríamos, usávamos táxi para ir para Palm Beach.

Por isso sugiro pensar no que você vai querer fazer dia a dia e depois analisar se vale a pena alugar um carro ou não, porque, dependendo da programação, o carro pode ficar parado ou ser usado apenas à noite, o que pode sair consideravelmente mais caro do que usar táxi.

Eagle (Low Rise Hotels) ou Palm Beach (High Rise Hotels)?

Os turistas costumam ficar numa das duas praias (e são as melhores opções mesmo). A primeira é tranquila, calma, tem uma faixa de areia mais larga, os hotéis são menores e separados da praia por uma avenida. À noite não tem nada para fazer por perto a não ser os restaurantes dos próprios hotéis (tem vários “pé na areia”, adoro!!).

A segunda é a praia dos resorts mais conhecidos, a maioria pé na areia, com prédios altos num estilo mais americano, é bem mais cheia, agitada, contando com um centrinho fofo para compras, refeições e diversão. Nós preferimos o sossego de Eagle durante o dia e o agito de Palm à noite. Ultimamente tenho preferido hotéis menores porque tenho a impressão de que os grandes resorts, mesmo os de redes renomadas, acabam perdendo a mão e pecando na qualidade (principalmente no quesito limpeza), diante de tanta gente.

All Inclusive ou não?

Eu não sou a maior fã de hotéis all inclusive (não curto ficar presa no hotel e acho que a qualidade nunca é lá essas coisas), então não recomendo, principalmente em Aruba onde tem tantos restaurantes bacanas e charmosos. Assim, escolha um hotel sem esse tipo de serviço e desfrute de jantares pé na areia assistindo ao pôr do sol ou mesmo no centrinho de Palm Beach, que tem muita opção para comer bem!

Abaixo, o hotel em que ficamos e outros em que me hospedaria facilmente (todos em Eagle ou Palm Beach):

  Hotéis em Aruba
  = Amsterdam Manor Beach Resort 

Esse foi o hotel em que ficamos e aprovamos, em Eagle Beach. As áreas comuns agradam mais do que os quartos por causa da arquitetura típica holandesa (ele é todo colorido, uma graça!). A área da piscina é bem agradável e tem um mini mercado dentro do hotel (ótimo para comprar algo de emergência). Tem também dois restaurantes, um chamado Mango que não experimentamos e outro chamado Passions on the Beach, um pé na areia que fomos e amamos (vou falar dele na parte de restaurantes).

A praia está separada por uma avenida com um ponto de ônibus bem na frente. Os hóspedes não pagam pelas palapas e espreguiçadeiras com direito a colchão que você pode levar para boiar no mar (delícia!). Tem também um bar com lanches e drinks que você pode “abrir uma conta” e pagar no último dia tudo o que consumiu.

Quanto ao quarto, achei simples e básico com uma decoração um pouco ultrapassada, porém é confortável e apresentou o mínimo esperado (limpo, espaçoso com cama e chuveiro bons). O atendimento durante toda a nossa hospedagem foi excelente, os funcionários são super simpáticos e eficientes.

O café da manhã não estava incluso, mas o supermercado Super Foods fica bem perto (ótimo para comprar os itens do café da manhã e snacks para levar para as praias, já que nem todas contam com estabelecimentos vendendo comida e bebida). Achei que no geral é um hotel com bom custo/benefício, mas sem luxo.

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, hoteis em aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Amsterdam Manor Beach Resort

Apenas essa avenida separa a praia do hotel

Aruba, dicas de Aruba, hoteis em aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Amsterdam Manor Beach Resort

Arquitetura fofa!

Aruba, dicas de Aruba, hoteis em aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Amsterdam Manor Beach Resort

Subindo as escadinhas está o bar da piscina

Aruba, dicas de Aruba, hoteis em aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Amsterdam Manor Beach Resort

Vista a partir do bar. Dandan desprevenido, ele detesta sair nas fotos, heheheh!

Aruba, hoteis em aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Amsterdam Manor Beach Resort

Nosso quarto

Aruba, hoteis em aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Amsterdam Manor Beach Resort

Nosso banheiro

  = Bucuti & Tara Boutique Beach Resort

Conheço amigos que já ficaram no Bucuti há tempos e afirmaram que quem estiver procurando requinte e exclusividade, esse é o lugar. O hotel fica em Eagle Beach, sentido sul. É sem dúvida o mais luxuoso da ilha e por isso tem um preço bem salgado. Ideal para casais em lua de mel, pois além do serviço impecável, não aceita crianças.

Atualizando: um casal de amigos acabou de se hospedar no Bucuti (Carnaval de 2017) e se arrependeram. Disseram que o hotel precisa de uma renovação urgente, pois vários aposentos estão bem velhos e desgastados, inclusive a suíte em que ficaram. Disseram que não vale o que pagaram e se soubessem, não teriam se hospedado lá.

Caso faça questão de se hospedar no Bucuti, vale conferir se há quartos que passaram por renovação recente e ter a garantia de que reservarão um desse para você.

Aruba, dicas de Aruba, hoteis em aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Bucuti & Tara Boutique Beach Resort

Foto de booking.com

  = Holiday Inn Resort Aruba – Beach Resort & Casino

Tenho uma amiga que ficou recentemente nesse hotel e aprovou. Como ela é mega exigente, indico de olhos fechados, rs (Alô Fê!!). O único porém (para mim) é que é all inclusive, mas se você não ligar para isso ou estiver procurando por esse tipo de serviço, fica aí uma boa opção.

Um ponto forte é que esse hotel fica no meio do burburinho de Palm Beach, sendo muito fácil e prático sair à pé para o centro à noite. 

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, hoteis em aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Holliday inn Resort Aruba

Foto de booking.com

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, hoteis em aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Holliday Inn Resort Aruba

Foto de booking.com

  = Hyatt Regency Aruba Resort & Casino

Esse é o hotel mais luxuoso de Palm Beach, mas ainda assim é grandão e faz o estilo típico de resort. Também é pé na areia e de fácil acesso para o centrinho à noite. Não conheço ninguém que ficou, mas Hyatt é Hyatt, né? Com certeza deve ser muito bom.

Aruba, dicas de Aruba, hoteis em aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Hyatt Resort Aruba

Foto de booking.com

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, hoteis em aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Hyatt Aruba

Foto de booking.com

Nós tivemos quatro noites em Aruba (de 11 a 15 de novembro de 2016) e achamos que foi suficiente para conhecer o que tínhamos planejado (mas é claaaaro que dá vontade de ficar muito mais naquelas praias mara!!!). Se você tiver disponibilidade, acho que cinco noites é perfeito.

Como já comentei lá no começo do post, no lado oeste da ilha você encontrará as sonhadas praias caribenhas e o legal é ir cada dia para uma porque são bem diferentes umas das outras: mais calmas, mais agitadas, mais rústicas, menos rústicas, com mais faixa de areia, com menos… e todas com aquele mar do Caribe que é um desbunde (azulzinho, calminho e quentinho!)!

Do lado leste a paisagem é árida com pequenas dunas, muitas pedras e um mar super agitado (não tem praias de areia). Vale a pena gastar algumas horas para ver a diferença e também para andar de buggy ou quadriciclo pelas dunas.

 CONHECER AS PRAIAS
   = Eagle Beach

É a melhor praia na minha opinião se levarmos em conta beleza, estrutura e tranquilidade. A faixa de areia é a mais larga de todas da ilha, o que para mim faz toda diferença (não dá aquela sensação de que estamos espremidos na praia). Li que tem muitos ninhos de tartarugas e que em alguns meses eles colocam marcadores vermelhos em alguns pontos para proteger esses ninhos. Então, se você vir algum marcador prese atenção! Já pensou se deparar com uma tartaruga nenê andando em direção ao mar? Demais!!!

Todos os hotéis de Eagle Beach costumam ter suas espreguiçadeiras e palapas na praia. O hotel em que ficamos, o Amsterdam Manor Beach Resort, tem uma estrutura bem bacana para quem quer passar o dia por ali. Recomendo muito. Além das cadeiras e palapas que podem ser alugadas para não hóspedes, tem um bar com vários comes e bebes. Além disso, você pode aproveitar o dia andando de jet ski, parasail, e banana boat. Ah, e ver as típicas árvores retorcidas de Aruba, as Divi-divi.

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Eagle beach Aruba

Mar azul azul + areia branquinha = combinação perfeita!

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Eagle beach Aruba

Olha a transparência dessa água!

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Eagle Beach Aruba

Várias palapas…

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Eagle Beach Aruba

Nossa palapinha!

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Eagle beach Aruba

Lanche do bar do Amsterdam Manor Beach Hotel que fica na praia

Pôr do sol em Eagle Beach 

Todos os fins de tarde (tirando o que jantamos no Barefoot que vou comentar na parte de restaurantes) nós passamos em Eagle Beach, então, vou fazer aqui um capítulo à parte para falar de um dos pores do sol em especial.

Tenho certeza que em toda ilha esse momento é de babar, mas nós não presenciamos “só” pores do sol nessa praia, nós presenciamos pôr do sol COM a super lua de novembro de 2016!! Sim, estávamos em Eagle bem no dia desse fenômeno que não acontecia há 70 anos (nunca acredito nesses números porque já ouvi sobre essa super lua várias vezes na minha vida… mas tudo bem, nem por isso deixa de impressionar, rs). E era bem a noite de jantar no Passions on the Beach, então o Daniel não queria ter pressa para sair da praia cedo para ter que se arrumar, tomar banho, etc., porque ele queria presenciar a chegada da super lua, rs. Enfim, ele não queria jantar lá e eu queria.

O jeito: cada um cedeu um pouco. Ele me fez sair do mar cinco para as oito da noite (5 min antes do horário da nossa reserva), correr (literalmente) para o quarto do hotel que era em frente ao restaurante e “pular” num vestido qualquer (jantar de biquíni molhado seria demais para mim, quem me conhece sabe!). Foi a única saída. E como eu já tinha bebido umas e outras, não doeu tanto heheheh. Resultado: jantei nesse restaurante meeeeega romântico toda salgada e com o cabelo duro… mas feliz da vida porque curtir a super lua de dentro do mar até o último minuto, ver as variações de cores do céu e jantar naquela praia linda com a iluminação das tochas e com o barulhinho do mar, foi o máximo!

Agora segura as zilhões de fotos porque é impossível escolher uma ou duas!

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, eagle beach aruba

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, eagle beach aruba

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, eagle beach aruba

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, eagle beach aruba

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Eagle beach Aruba

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, eagle beach aruba Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, eagle beach aruba

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, eagle beach aruba

  = Palm Beach  

Essa é a praia perfeita para quem está procurando badalação/agito e é nela que se concentram os grandes resorts pé na areia. É super movimentada, com ótima estrutura para você passar o dia se estiver hospedado em outra praia. O mar é calmo e lindo como sempre e a faixa de areia é mais estreita que em Eagle Beach. Em Palm Beach há a maior diversidade de esportes aquáticos, além de piers, bares e lounges na areia. 

Fora da praia, a região conta com muitas lojas de rua, malls e centros comerciais, como o Paseo Herencia, onde você encontrará mais lojas, restaurantes, fontes de água, shows, boliche e instalações de spa. Além de compras, se come muito bem em Palm, pois tem muitas opções de restaurantes/fast food para todos os gostos e bolsos. Para uma esticadinha depois do jantar, existem alguns bares e baladas, além dos cassinos dentro dos resorts (que permitem a entrada de não hóspedes).

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Eagle beach Aruba

Mais apertada que a Eagle…

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Palm beach Aruba

Resortões

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Palm Beach Aruba

Pier

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Palm Beach Aruba

Pracinha principal de Palm Beach cheia de restaurantes

150-20161113_205235

Achei esse restaurante muito fofo! Pena que a especialidade é costela (não curto)… 

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba

Entrada do Paseo Herencia

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba

Bar fofo (Senior Frogs)! Clima bem caribenho e vira baladona!

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba

Bar da Heineken

  = Baby Beach

Para mim é a praia mais linda de Aruba (junto com Mangel Halto que é a próxima). Me APAIXONEI!

Fica no sul da ilha, a cerca de 40 minutos de Eagle e Palm Beach, mas vale muito a viagem. Conta com um estacionamento gratuito e seu formato é de meia-lua, sendo que do lado esquerdo já encontramos o mar aberto. É impressionante a diferença entre a cor das águas, que, aliás, para o lado de lá são perigosas, pois há muita correnteza. Assim, é melhor respeitar os limites da área demarcada para banho.

O mar em Baby Beach é tão calmo, tão raso, tão transparente que mais parece uma lagoa! Passamos horas e horas na água até enrugar!

Os pontos fracos desse paraíso são dois. O primeiro é que tentam te extorquir. A praia tem algumas palapas públicas, mas você só consegue pegar se chegar muito cedo. Queriam nos cobrar uns sessenta dólares por duas cadeiras e um guarda-sol. Achei aquilo um assalto à mão armada e estiquei minha canga na sombra de uma árvore (tem várias por ali). Foi a melhor coisa que fizemos porque no fim das contas ficamos quase o tempo todo no mar.

O segundo ponto fraco é que do lado direito da praia tem uma refinaria de petróleo desativada. Aquele monstrengo não orrrrrna com aquela maravilha de praia. Um horror! Jamais deviam ter deixado aquela fábrica se instalar lá. Mas enfim… procure olhar mais para o lado esquerdo e está tudo certo (e para o lado esquerdo parece que a água é ainda mais transparente!!)! 

Quanto à estrutura, tem um restaurante/bar inspirado nos Flintstones, todo de madeira rústica (até os garçons se vestem de Fred Flintstone). Dá para almoçar ou comer qualquer coisa tranquilamente.

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Eagle beach Aruba

Olha a usina ao fundo tentando estragar a paisagem (se bem que não dá!!!)

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Eagle beach Aruba

Ops, melhor tirar a foto pro outro lado!!!

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Eagle beach Aruba

Não dá vontade de sair dessa água!

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Baby Beach

Encontro com o mar aberto (mar aberto à esquerda)

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Eagle beach Aruba

Estamos totalmente do lado esquerdo da praia, olha como a água parece ser mais transparente!

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba

Love is in the… on the beach!!

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba

Difícil ir embora…

  = Mangel Halto

Mangel Halto me deixou confusa. Paramos lá na volta da Baby Beach e já não sabia mais qual era a mais espetacular. Olha, acho que Baby Beach e Mangel Halto superaram todas as outras praias no quesito beleza e Eagle Beach ganhou a melhor praia no quesito beleza + estrutura.

Rodeada por manguezais, é uma praia, apesar de muitas vezes não parecer. A maré sobe e desce. Quando desce, aparece a faixa de areia e quando sobe, parece uma encosta para mergulho, tanto é que tem até um deck com escada tipo de piscina para entrar no mar e várias outras escadas de madeira espalhadas ao longo da encosta. É ideal para mergulho, li que tem diversas espécies interessantes para ver.

Quando eu fui estava com a maré cheia, não tinha faixa de areia, mas mesmo assim, estava bem raso (adoro porque não sei nadar!!) e foi uma delícia cair naquele mar azul turquesa! 

Chegando lá é muito fácil para parar o carro, tem muito lugar livre para embicar. Tem também muitas palapas com mesas e bancos de madeira, ideal para fazer piquenique! Aliás, lá não tem estrutura nenhuma, se for passar muito tempo, é bom levar comidas e bebidas.

Não deixe de parar na ida ou na volta de Baby Beach para um tchibum. Sério, a cor do mar naquele ponto impressiona!!!

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Mangel Halto

O Daniel não queria que eu entrasse pensando que era fundo. Ainda bem que ignorei… olha a cor disso!!!

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Mangel Halto

Ufa, tinha um deck!!!

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Mangel Halto

Escadas de madeira para cair nesse mar lindooo!!

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Mangel Halto

Aqui nem precisava da minha melhor amiga bóia!!

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Mangel Halto

Tão rasinho que quase formou uma faixa de areia. Delícia ficar sentada ali com a água batendo!

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Mangel Halto

  = Arashi Beach

Outra praia lindíssima de faixa de areia estreita. Fica no norte e também é fácil de parar o carro. Não tem estrutura de bar/restaurante (vi só um e estava fechado), então tem que levar seus comes e bebes se não estiver só de passagem.

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Arashi Beach

Até nublado essas praias ficam lindas!!

  = Boca Catalina

È uma pequena baía isolada no norte da ilha, com areia branca, mar calmo e poucas palapas públicas. Tem um amplo espaço de estacionamento e não conta com bares/restaurantes, é super pequenininha. É indicada para snorkel e frequentada por muitas famílias.

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Boca Catalina

Bem sossegada…

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Boca Catalina

Mar calmíssimo!

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba


  = Malmok Beach

Também no norte de Aruba, tem mar raso mas é ponto de mergulho porque tem recifes e navios naufragados. Durante o dia muitos catamarãs param nesse ponto para o pessoal mergulhar. Sem estrutura nenhuma, leve tudo que precisar.

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Malmok Beach

= Flamingo Beach

Essa praia é privada e pertence ao Hotel Renaissance. Quem está hospedado lá tem passe livre, mas, quem não está, pode pagar cerca de cem dólares e passar o dia junto com os lindos flamingos cor de rosa! Mais típico impossível!

Um casal de amigos (aquele que esteve no Bucuti que comentei acima) comprou um day pass e eles adoraram, acharam que vale muito a pena. Você pode reservar uns gazebos de palha super charmosos (pagando a mais) e curtir a praia com mais privacidade, além de fazer massagem (à parte) e aproveitar os drinques e almoço por lá (parece que o almoço é incluso no day pass).

Flamingo beach, Aruba

Flamingo Beach. Foto de beachesofaruba.com

PASSEAR PELO LADO LESTE DA ILHA

Conforme já comentei, o lado leste da ilha é árido, desértico e não tem aquelas praias caribenhas paradisíacas, apenas poucas enseadas com mar agitado e nada atraente para banho. Maaaas, esse outro lado é indicado para quem procura aventura, já que tem algumas dunas e muitos espelhos d’água que você tem que tomar cuidado para não cair e atolar.

Alugue um buggy, uma scooter, um quadriciclo ou até mesmo um 4×4 e vá explorar esse lado desconhecido de Aruba. Se você estiver de 4×4 dá para ir até o Parque Nacional Arirok  (de buggy, scooter, carro normal e quadriciclo não pode). Sei que tem alguns pontos famosos de parada, como a Capela Alto Vista, as ruínas Bushiribana, a Natural Bridge, a Andicuri Beach e a Natural Pool (quem não está de 4×4 só pode ir até a Andicuri Beach).

Nós alugamos um buggy na empresa Melchor Cycle Rental ao ladinho do nosso hotel (veja os tipos e preços aqui), mas não fomos até essas atrações porque não é tão perto assim e queríamos economizar tempo para parar com calma nas praias na volta. Então fomos até o farol (California Lighthouse) no extremo norte, seguimos para o lado leste só para ver a diferença de paisagem, andamos uma meia hora, voltamos pelo mesmo caminho e fomos parando em algumas praias que ficam no norte do lado oeste de Aruba (Arashi Beach, Boca Catalina e Malmok Beach – já falei delas na parte das praias).

Dica: leve um lenço ou algo do tipo para cobrir a boca, porque o que venta de lama no rosto não é brincadeira. Aliás, voa em tudo, então vá com roupas/bolsas que possam ser facilmente lavadas depois! E leve lenços umedecidos para se limpar. Fui despreparada e voltei imunda!

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba

Nosso buggy!

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba

Toda trabalhada na lama…

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba

California Lighthouse, o famoso farol no extremo norte

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba

Paisagem do lado oeste: aridez, pedras e mar bravo

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba

Nem parece que estamos em Aruba!

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba

E olha quem eu encontrei por ali naquele deserto!!! Duas cabrinhas!

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba

Por que as pessoas empilham essas pedras? São km e km assim…

Atrações do lado leste de Aruba

= Capela Alto Vista: é a primeira igreja católica de Aruba, construída no século XVIII.

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Capela Alto Vista Aruba

Foto de multitour.tur.br

= Ruínas das Minas de Ouro Bushiribana: cerca de 1.500 toneladas de ouro foram extraídas dessa mina no século XIX. Hoje só sobraram ruínas.

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Bushiribana

Foto de arubamariabonitatours.com

= Natural Bridge e Natural Pool: essa famosa ponte de Aruba caiu em 2005, mas suas ruínas ainda são visitadas. Ela se formou por causa das ondas que bateram por milhares de anos e que, junto com os ventos fortes, esculpiram essa beleza natural. A piscina, outra maravilha da natureza, só pode ser visitada à pé, à cavalo ou de 4×4.

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba

Foto de TravelingOtter para Flickr

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba

Foto de tripadvisor.com

= Andicuri Beach: essa praia fica isolada numa meia lua e por isso dá para aproveitar. É muito frequentada para body-boarding.

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Andicuri Beach

Foto de Marjorie Lynum para Flickr

PASSEAR E COMPRAR EM ORANJESTAD 

Oranjestad é a capital e centro administrativo de Aruba que recebe os vários cruzeiros que param em seu porto para os turistas passarem o dia na ilha. A cidade é super pequena com várias construções coloridas em estilo europeu, uma graça! E recentemente ganhou um bondinho fofo que dá uma volta na cidade gratuitamente, parando em alguns pontos.

Além do bondinho, outra atração legal, principalmente para quem vai com crianças, é o submarino que desce a uma profundidade de 40 metros para ver de perto a vida marinha de Aruba e dois navios submersos. No centro de Oranjestad você pega o navio SubSeeker e depois é transferido para o submarino que é super confortável e conta com ar condicionado. Se quiser saber mais sobre esse passeio, clique aqui.

Oranjestad tem também muitas lojas e malls para compras. Mas atenção: tudo por ali fecha cedo já que o comércio gira em torno dos cruzeiros. Quando os turistas se recolhem tudo se encerra e isso acontece mais ou menos às 18 horas, com exceção do shopping que fica dentro do hotel Renaissance, (vai até às 20 horas). Nesse shopping tem todas as grifes de luxo possíveis e imagináveis.

As lojas que mais se destacam são as de jóias porque tem uma atrás da outra, fiquei impressionada com a quantidade! Dizem que os preços atraem bastante se comparados aos do Brasil. Não sei dizer porque não entrei em nenhuma, mas o Caribe como um todo é conhecido por vender pedras preciosas de qualidade a um bom preço.

Ah, e sempre vale a pena conferir os perfumes e makes, afinal, a ilha é zona livre de impostos.

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Oranjestad

Avenida principal

  = Gianni’s Ristorante Italiano 

Esse restaurante italiano fica na pracinha principal de Palm Beach e é simplesmente uma delícia! É comandado por uma mesma família há décadas, que também é dona do vizinho Daniel’s Steak Chop (especializado em carnes), do pé na areia Azzurro (especializado em frutos do mar com violinista todos os dias!) e do asiático Azia Restaurant e Lounge, que também devem ser ótimos mas não deu tempo de experimentar! É muito restaurante para pouco tempo…

O ambiente é acolhedor – como um bom restaurante italiano deve ser – com mesas internas e ao ar livre. Lá eles fazem aquela macarronada dentro de uma peça de queijo, flambada com uísque. Não pedimos esse prato, mas vimos eles fazendo na mesa ao lado e o cheiro estava de matar! Além das massas que são o carro chefe, eles também mandam bem nos frutos do mar e tem um longo cardápio de vinhos finos.

Nossos pratos estavam divinos! Eu comi uma massa chamada Bucatini que parece um spaghetti e vem com berinjela, tomates frescos e mussarela. O Dan pediu um orecchiette com brócolis, alho e calabresa (massa típica da região da Puglia na Itália , região da minha família por parte de mãe!!!).

Voltaria fácil!!

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Gianni's ristorante italiano aruba

Área de fora do restaurante

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Gianni's ristorante italiano aruba

Área interna

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Gianni's ristorante italiano aruba

  = Hostaria Da Vittorio

Esse outro restaurante italiano foi um achado. Ele fica em Palm, mas mais recuado em relação à avenida principal, meio escondidinho em frente a uma área de estacionamento bem grande. É típico italiano: rústico e simples mas com uma decoração bem pensada. A área externa é super gostosa e tem forno à lenha para fazer as pizzas. Gostamos também, mas acho difícil algum italiano da ilha bater o Gianni’s.

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Hostaria da Vittorio

Fachada do restaurante

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Hostaria da Vittorio

Área externa

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba

Área interna

  = Casa Tua

Para finalizar a série dos restaurantes italianos (AMO!!), tem que ter uma bela pizza!!

Já tínhamos jantado nesse dia, mas como comemos cedo e exageramos na bebedeira heheheh, mais tarde bateu aquela fome e fomos para Palm Beach. Achamos essa pizzaria bonitinha e paramos ali. Gosto de ir em restaurantes recomendados mas também gosto de andar e escolher pela “cara” para experimentar coisas novas, se não fica tudo muito igual.

A Casa Tua é uma graça. Fica numa esquina e é toda enfeitada com luzinhas, o que confesso me chamou a atenção e foi o motivo que me fez para ali (amo esse tipo de decoração!!). A maioria das mesas ficam do lado de fora, todas com aquelas toalhas estampadas de xadrez vermelho e branco, bem italiano! A pizza era finíssima e estava uma delícia! Recomendo!

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Casa Tua Pizzaria

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba

Pizza de mussarela com funghi

  = Barefoot

Começando a série dos restaurantes “pé na areia”, apresento-lhes o Barefoot, onde o lema é “elegant dinning in flip flops”! Adorei! Devia ter ido com uma camiseta que eu tenho que diz: “life is better in flip flops” para combinar heheheh… piadinhas sem graça à parte, o restaurante fica em Oranjestad, perto do aeroporto. É um pouco afastado de tudo, mas vale muito a pena.

O ideal é jantar cedo para ver o pôr do sol que, tirando umas crianças que ficam pulando no pier bem em frente até o sol desaparecer, rs, é super romântico! Os garçons/garçonetes eram em sua maioria holandeses e super atenciosos. A comida estava muito boa, mas foi a entrada e a sobremesa que me pegaram de jeito! Estava sensacional!

Tem que reservar para garantir o seu horário de preferência. Reserve pelo site, mandando um e-mail para eat@barefootaruba.com ou pelo telefone (+297) 588 9824.

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Barefoot Restaurant Aruba

Super romântico!!!

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Barefoot Restaurant Aruba

Avião dando rasante e crianças (com alguns adultos rs) fazendo bagunça no pier, mas elas vão embora com o sol, eu garanto heheheh!

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Barefoot Restaurant Aruba

Conforme vai escurecendo vai ficando mais lindo!

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Barefoot Restaurant Aruba

Vista a partir do pier

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Barefoot Restaurant Aruba

Delícias do Barefoot! Destaque para a sobremesa: um simples brownie com sorvete de creme conseguiu ser uma das melhores sobremesas da vida! A entrada de queijo de cabra também estava perfeita!

  = Passions on the Beach

O Passions on the Beach pertence ao hotel Amsterdam Manor Beach Hotel e fica bem na frente, na parte que tem as espreguiçadeiras. Eles montam as mesas na areia todos os dias e a cozinha fica dentro de uma construção de palha (parece uma “palapona”). Você deve reservar e escolher o horário que quer jantar (tem umas quatro opções pré-definidas), portanto, reserve com antecedência para poder escolher o melhor para você. Reserve pelo site ou pelo telefone +(297) 527.1129.

Aquele visual da Eagle Beach + as tochas que eles acendem + o barulhinho do mar + a comida deliciosa, deixam o jantar ultra especial! Ah, e destaque para o cardápio (propriamente dito): quando você abre, ele se ilumina todo para podermos ler! E tem de tudo: carnes, frutos do mar, peixes, saladas e massas. Aprovadíssimo!

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Passions on the beach Aruba

Mesas sendo preparadas

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, passions on he beach aruba

Cada mesa com a sua tocha, muito lindo!

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, eagle beach

Esse é o pôr do sol que você verá se reservar até umas 18:30 hs.

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, Passions on the beach aruba

E à noite, com tudo pronto, fica assim…

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, passions on the beach aruba

E assim!

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, passions on the beach

De outro ângulo…

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, passions on the beach aruba

Cardápio brilhante! Amei!       207-20161114_191819 208-20161114_191832

  = Sorveteria Gelatissimo

Fica  em Palm Beach, dos mesmos donos dos restaurantes Gianni’s, Daniel e etc… sorvete gostoso, mas acho que eles são mais fortes em comida.

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba

  = Craft Bar

Bar delícia para tomar um vinho, um drink ou mesmo uma cerveja à noite ao ar livre, com música e ambiente de bom gosto. Na avenida principal de Palm Beach, ao lado da praça principal.

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba

Dandan sempre super simpático nas fotos heheheheh (ele detesta tirar e sair em foto!)

Outros restaurantes que gostaria de ter ido e ficaram para uma próxima:

= The Flying Fishbone

Mais um pé na areia, mas a diferença desse é que você pode sentar nas mesas que ficam próximas do mar e ter as ondas molhando os seus pés durante o jantar. Como todo pé na areia, principalmente se você quer conseguir uma boa mesa, tem que reservar com antecedência. Reserve pelo site ou pelo telefone +2975842506.

Fica em Savaneta, sul da ilha e no cardápio tem muitas saladas, carnes, peixes e frutos do mar.

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, The Flying Fishbone

Foto de wunderground.com

= Elements

Esse restaurante é super sofisticado e pertence ao Hotel Bucuti & Tara (comentei na parte dos hotéis). O que me chamou a atenção é que eles tem o “Romantic Dining”, ou seja, você e seu love ficam à sós numa palapa com um garçom exclusivo experimentando o cardápio fechado para o jantar, composto de seis pratos. E eles tem a versão vegetariana desse menu (amei!)!

Tem que reservar porque eles têm poucas palapas. Ah, e se você não for hóspede é melhor aparecer bonitinho no horário marcado, porque, ao fazer a reserva, você terá deixado os dados do seu cartão de crédito como garantia e a experiência custa quase 200 dólares por pessoa. Se quiser conhecer o restaurante sem essa obrigação, existe também a opção à la carte, com mesas no deck de frente para o mar.

Reservas por aqui

Aruba, dicas de Aruba, dicas Aruba, roteiro Aruba, roteiro para Aruba, viagem Aruba, viagem para Aruba, quando ir para Aruba, praias de Aruba, restaurantes em Aruba, hoteis em aruba, o que fazer em Aruba, o que ver em Aruba, elements restaurant aruba

Foto de arubarestaurants.com

Nosso roteiro, com a maioria dos lugares citados nesse post, foi dividido assim:

Primeiro dia: chegamos no nosso hotel que fica em Eagle Beach por volta das 20 hs, fomos para o centrinho de Palm Beach e jantamos no restaurante italiano Gianni’s. Depois tomamos um vinho no bar Craft, também em Palm.

Segundo dia: dia de descansar após a viagem de cerca de nove horas do dia anterior. Acordamos e ficamos na praia de Eagle Beach o dia todo. No fim da tarde jantamos no Barefoot no pôr do sol (pé na areia).

Terceiro dia: alugamos um buggy e fomos para o lado leste da ilha. Passamos pelo farol e andamos um pouco pelas dunas. Na volta paramos nas praias Arashi, Malmok e Boca Catalina. Na volta passamos por Oranjestad e pelo centrinho de compras de Palm Beach. Terminamos o dia vendo o pôr do sol em Eagle Beach. Jantamos no italiano Hostaria Da’ Vittorio em Palm Beach e tomamos um sorvete na Gelatissimo.

Quarto dia: pegamos o carro alugado e fomos para o sul. Paramos em Baby Beach e Mangel Halto. Jantamos cedo no Passions on the Beach, restaurante do nosso hotel que é pé na areia. Mais tarde bateu aquela fominha e fomos na pizzaria Casa Tua em Palm Beach.

Quinto dia: despedida de Eagle Beach e aeroporto… 


 Pode  já? Quatro dias inteiros foram suficientes para fazer muita coisa, mas nem quatro décadas serão suficientes para matar a saudade que já estou sentindo de Aruba! Me apaixonei!!!

Obrigada por me acompanhar por essa ilha feliz!

Pasa bon dia! Sunchis,

Thaís !!!

*Se você gostou de Aruba, vai gostar de Curaçao também, leia sobre essa ilha colorida aqui!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags

thaisnatale

thaisnatale

Meu nome é Thaís, sou advogada e estou sempre planejando as próximas viagens. Já estive em mais de cinquenta países e resolvi criar esse blog a pedido da família e amigos que sempre me pedem dicas e ajuda com os roteiros. E, como gosto de escrever, decidi atender aos pedidos! Sejam bem vindos e espero muito que as minhas dicas e experiências ajudem! Boa leitura!!!

Varadero – post em breve!

Havana – post em breve!