Óbidos – Cidade das Rainhas

Óbidos – Cidade das Rainhas

Óbidos fica a apenas 84 km de Lisboa e a 88 km de Fátima, por isso muita gente combina as duas cidades no mesmo dia. Eu mesma fiz isso, mas sinceramente não recomendo, porque Óbidos é TÃAAAO linda, que merece um dia só para ela, com muita calma.

Essa vila medieval guarda uma baita história! Foi dada de presente de casamento por D. Dinis a sua esposa, a Rainha Santa Izabel, em 1282. Isso mesmo! Ele deu Óbidos à sua amada. Tudo bem que na época o vilarejo era praticamente só o castelo, mas quem não gostaria de ganhar APENAS um castelo medieval?

Depois, Óbidos passou a fazer parte do dote de todas as rainhas, razão pela qual ficou conhecida como “A Cidade das Rainhas”.

O vilarejo é amuralhado e está super bem preservado, como vocês verão nas fotos. Uma delícia passear pelas lojinhas de artesanato, pelas pastelarias cheias de tentações, pelas “garrafeiras (lojas de bebidas alcoólicas), cafés, tascas, tudo muito bem decoradinho com muito charme e flores, daquelas de cores bem fortes. O único ponto negativo é que é muuuuito lotado o tempo todo!!

QUANDO IR
Primavera, outono e início do inverno europeu, pois as temperaturas não são tão baixas (média de 10º C). Eu fui em outubro de 2017 e ainda peguei calor (30ºC), apesar de já ser época de friozinho leve (uns 15 a 18º C),

COMO CHEGAR
Carro: a partir de Lisboa, é a melhor opção para chegar em Óbidos. Tem um amplo estacionamento ao lado da entrada da cidade murada, com parquímetro (você paga por hora). Sempre alugo carro pela Rentalcars.
Ônibus: boa opção porque eles param bem na entrada da cidade medieval. Clique aqui para consultar horários e preços.
Trem: a estação fica super longe da cidade medieval. Clique aqui para consultar horários e preços.

COMO SE LOCOMOVER EM ÓBIDOS
Sem dúvida à pé, o vilarejo é muito pequeno e não entra carro dentro das muralhas.

ONDE SE HOSPEDAR
Pousada Castelo de Óbidos, oportunidade única de se sentir a rainha que ganhou o castelo do maridão heheheheh!
Outras pousadas que me parecem simpáticas: Josefa D´Obidos – Hotel e Casa das Senhoras Rainhas.

RESTAURANTES
O que provar em Óbidos: caldeirada de peixe da Lagoa de Óbidos, enguias fritas e ensopadas. De sobremesa, as trouxas de ovos e lampreias (também à base de ovos). Para beber, a ginja servida em copinho de chocolate e os vinhos da região.
Pousada do Castelo: restaurante do castelo, para uma refeição sofisticada e com vista.
Vintage Petraru Domus: para refeições mais tradicionais.
Doces e Sabores: para comer uma sobremesa na Rua Direita. São infinitas opções, uma mais mara que a outra. Provei um pão-de-ló de chocolate de comer rezando!

Óbidos, Pousada castelo de óbidos, Josefa D´Obidos - Hotel, Casa das Senhoras Rainhas, Vintage Petraru Domus, Doces e Sabores, Aqueduto de Óbidos, Porta da Vila de Óbidos, Igreja de Santa Maria de Óbidos, Igreja de São Tiago, Castelo de Óbidos, Rua Direita de Óbidos, dicas de Óbidos, o que fazer em Óbidos, o que ver em Óbidos, viagem para Óbidos, restaurantes em Óbidos, hospedagem em Óbidos

Restaurante Vintage Petraru Domus para comida tradicional portuguesa

Óbidos, Pousada castelo de óbidos, Josefa D´Obidos - Hotel, Casa das Senhoras Rainhas, Vintage Petraru Domus, Doces e Sabores, Aqueduto de Óbidos, Porta da Vila de Óbidos, Igreja de Santa Maria de Óbidos, Igreja de São Tiago, Castelo de Óbidos, Rua Direita de Óbidos, dicas de Óbidos, o que fazer em Óbidos, o que ver em Óbidos, viagem para Óbidos, restaurantes em Óbidos, hospedagem em ÓbidosDoces e Sabores na Rua Direita para um belo doce português. Tem doces de todas as regiões do país!

Óbidos, Pousada castelo de óbidos, Josefa D´Obidos - Hotel, Casa das Senhoras Rainhas, Vintage Petraru Domus, Doces e Sabores, Aqueduto de Óbidos, Porta da Vila de Óbidos, Igreja de Santa Maria de Óbidos, Igreja de São Tiago, Castelo de Óbidos, Rua Direita de Óbidos, dicas de Óbidos, o que fazer em Óbidos, o que ver em Óbidos, viagem para Óbidos, restaurantes em Óbidos, hospedagem em ÓbidosDentro da loja Doces e Sabores, uma graça! Ótima para levar uma lembrança também!

Óbidos, Pousada castelo de óbidos, Josefa D´Obidos - Hotel, Casa das Senhoras Rainhas, Vintage Petraru Domus, Doces e Sabores, Aqueduto de Óbidos, Porta da Vila de Óbidos, Igreja de Santa Maria de Óbidos, Igreja de São Tiago, Castelo de Óbidos, Rua Direita de Óbidos, dicas de Óbidos, o que fazer em Óbidos, o que ver em Óbidos, viagem para Óbidos, restaurantes em Óbidos, hospedagem em ÓbidosDoces e Sabores – bom para comprar a ginja de Óbidos

Óbidos é o tipo de lugar que não vale a pena pegar o mapa e ficar batendo cartão em atração turística. O melhor é andar sem compromisso curtindo a atmosfera medieval, mesmo porque, o vilarejo é tão pequeno, que obrigatoriamente você acabará se deparando com as atrações em algum momento. De qualquer maneira, listei algumas aqui abaixo, para, quando você encontrá-las, saber do que se trata.

Aqueduto

Do século XVI, foi construído a mando da rainha D. Catarina da Áustria e possui 6 km de comprimento (3km são subterrâneos)!

Dá para ver parte dele do estacionamento, antes do portal que falarei abaixo.

Óbidos, Pousada castelo de óbidos, Josefa D´Obidos - Hotel, Casa das Senhoras Rainhas, Vintage Petraru Domus, Doces e Sabores, Aqueduto de Óbidos, Porta da Vila de Óbidos, Igreja de Santa Maria de Óbidos, Igreja de São Tiago, Castelo de Óbidos, Rua Direita de Óbidos, dicas de Óbidos, o que fazer em Óbidos, o que ver em Óbidos, viagem para Óbidos, restaurantes em Óbidos, hospedagem em ÓbidosParte do aqueduto

Porta da Vila

Em Óbidos você é recebido por esse belíssimo portal, com azulejos típicos que representam a Paixão de cristo, do século XVII.

Óbidos, Pousada castelo de óbidos, Josefa D´Obidos - Hotel, Casa das Senhoras Rainhas, Vintage Petraru Domus, Doces e Sabores, Aqueduto de Óbidos, Porta da Vila de Óbidos, Igreja de Santa Maria de Óbidos, Igreja de São Tiago, Castelo de Óbidos, Rua Direita de Óbidos, dicas de Óbidos, o que fazer em Óbidos, o que ver em Óbidos, viagem para Óbidos, restaurantes em Óbidos, hospedagem em ÓbidosAinda do lado de fora das muralhas

Óbidos, Pousada castelo de óbidos, Josefa D´Obidos - Hotel, Casa das Senhoras Rainhas, Vintage Petraru Domus, Doces e Sabores, Aqueduto de Óbidos, Porta da Vila de Óbidos, Igreja de Santa Maria de Óbidos, Igreja de São Tiago, Castelo de Óbidos, Rua Direita de Óbidos, dicas de Óbidos, o que fazer em Óbidos, o que ver em Óbidos, viagem para Óbidos, restaurantes em Óbidos, hospedagem em ÓbidosPortal de entrada

Igreja de Santa Maria de Óbidos

Depois de passar o portal, você começará a andar pela Rua Direita e, em algum momento, surgirá a Igreja de Santa Maria do seu lado direito, a matriz da cidade.

Óbidos, assim como todo o país, foi dominada por visigodos, muçulmanos e depois resgatada por D. Afonso Henriques, portanto, essa igreja já foi usada para cultos no período visigótico, como mesquita e depois foi transformada em igreja católica.

Foi aqui que casaram-se Afonso V e sua prima Isabel, na primeira metade do século XV.

Óbidos, Pousada castelo de óbidos, Josefa D´Obidos - Hotel, Casa das Senhoras Rainhas, Vintage Petraru Domus, Doces e Sabores, Aqueduto de Óbidos, Porta da Vila de Óbidos, Igreja de Santa Maria de Óbidos, Igreja de São Tiago, Castelo de Óbidos, Rua Direita de Óbidos, dicas de Óbidos, o que fazer em Óbidos, o que ver em Óbidos, viagem para Óbidos, restaurantes em Óbidos, hospedagem em ÓbidosIgreja de Santa Maria de Óbidos

Igreja de São Tiago

Essa igreja, que hoje é livraria, fica coladinha no Castelo de Óbidos e foi muito usada pela família real portuguesa. Vale a pena entrar para ver.

Óbidos, Pousada castelo de óbidos, Josefa D´Obidos - Hotel, Casa das Senhoras Rainhas, Vintage Petraru Domus, Doces e Sabores, Aqueduto de Óbidos, Porta da Vila de Óbidos, Igreja de Santa Maria de Óbidos, Igreja de São Tiago, Castelo de Óbidos, Rua Direita de Óbidos, dicas de Óbidos, o que fazer em Óbidos, o que ver em Óbidos, viagem para Óbidos, restaurantes em Óbidos, hospedagem em Óbidos

Igreja de São Tiago, hoje, uma livraria

Castelo de Óbidos

Com certeza a parte mais interessante e impressionante do vilarejo!

Eleito uma das 7 Maravilhas de Portugal, esse castelo, hoje, é um hotel de charme. E bota charme nisso! Se hospedar num castelo europeu, para mim, é sempre um sonho!!

Como é um hotel, não existe visita ao interior, o passeio consiste em andar pelas muralhas que o rodeiam e que rodeiam todo o vilarejo (1,5 km de extensão). De lá de cima, você tem uma visão panorâmica de Óbidos, do entorno e do aqueduto.

As muralhas, antigamente usadas para defesa, foram construídas na época da dominação moura, antes do século XII.

Óbidos, Pousada castelo de óbidos, Josefa D´Obidos - Hotel, Casa das Senhoras Rainhas, Vintage Petraru Domus, Doces e Sabores, Aqueduto de Óbidos, Porta da Vila de Óbidos, Igreja de Santa Maria de Óbidos, Igreja de São Tiago, Castelo de Óbidos, Rua Direita de Óbidos, dicas de Óbidos, o que fazer em Óbidos, o que ver em Óbidos, viagem para Óbidos, restaurantes em Óbidos, hospedagem em Óbidos

Castelo de Óbidos, hoje, um hotel

Óbidos, Pousada castelo de óbidos, Josefa D´Obidos - Hotel, Casa das Senhoras Rainhas, Vintage Petraru Domus, Doces e Sabores, Aqueduto de Óbidos, Porta da Vila de Óbidos, Igreja de Santa Maria de Óbidos, Igreja de São Tiago, Castelo de Óbidos, Rua Direita de Óbidos, dicas de Óbidos, o que fazer em Óbidos, o que ver em Óbidos, viagem para Óbidos, restaurantes em Óbidos, hospedagem em ÓbidosVista de cima das muralhas

Rua Direita

Principal rua de Óbidos com várias transversais, começa no Portal da Vila e segue até o Castelo.

É por ela onde você vai passear sem pressa, olhando as lojinhas de artesanato, as flores, os cafés bem decorados, as tascas, a arquitetura amarelinha e azul, e onde vão te oferecer a ginja, um licor de cereja, em copinhos de chocolate (váaaarias barraquinhas vendendo ao longo da rua).

Quando cansar e der fome, escolha um restaurante charmoso ou uma tasca, para provar as delícias locais. Nós almoçamos no Vintage Petraru Domus e depois comemos um doce no Doces e Sabores.

Óbidos é uma graça de vilarejo! As fotos não conseguem captar todo charme que é, mas deixo algumas abaixo, para vocês terem uma ideia.

Óbidos, Pousada castelo de óbidos, Josefa D´Obidos - Hotel, Casa das Senhoras Rainhas, Vintage Petraru Domus, Doces e Sabores, Aqueduto de Óbidos, Porta da Vila de Óbidos, Igreja de Santa Maria de Óbidos, Igreja de São Tiago, Castelo de Óbidos, Rua Direita de Óbidos, dicas de Óbidos, o que fazer em Óbidos, o que ver em Óbidos, viagem para Óbidos, restaurantes em Óbidos, hospedagem em ÓbidosUma das barraquinhas vendendo a ginjinha

Óbidos, Pousada castelo de óbidos, Josefa D´Obidos - Hotel, Casa das Senhoras Rainhas, Vintage Petraru Domus, Doces e Sabores, Aqueduto de Óbidos, Porta da Vila de Óbidos, Igreja de Santa Maria de Óbidos, Igreja de São Tiago, Castelo de Óbidos, Rua Direita de Óbidos, dicas de Óbidos, o que fazer em Óbidos, o que ver em Óbidos, viagem para Óbidos, restaurantes em Óbidos, hospedagem em ÓbidosSempre melhor no copinho de chocolate, né?

Óbidos, Pousada castelo de óbidos, Josefa D´Obidos - Hotel, Casa das Senhoras Rainhas, Vintage Petraru Domus, Doces e Sabores, Aqueduto de Óbidos, Porta da Vila de Óbidos, Igreja de Santa Maria de Óbidos, Igreja de São Tiago, Castelo de Óbidos, Rua Direita de Óbidos, dicas de Óbidos, o que fazer em Óbidos, o que ver em Óbidos, viagem para Óbidos, restaurantes em Óbidos, hospedagem em ÓbidosMuito artesanato pela Rua Direita

Óbidos, Pousada castelo de óbidos, Josefa D´Obidos - Hotel, Casa das Senhoras Rainhas, Vintage Petraru Domus, Doces e Sabores, Aqueduto de Óbidos, Porta da Vila de Óbidos, Igreja de Santa Maria de Óbidos, Igreja de São Tiago, Castelo de Óbidos, Rua Direita de Óbidos, dicas de Óbidos, o que fazer em Óbidos, o que ver em Óbidos, viagem para Óbidos, restaurantes em Óbidos, hospedagem em ÓbidosDetalhes…

Óbidos, Pousada castelo de óbidos, Josefa D´Obidos - Hotel, Casa das Senhoras Rainhas, Vintage Petraru Domus, Doces e Sabores, Aqueduto de Óbidos, Porta da Vila de Óbidos, Igreja de Santa Maria de Óbidos, Igreja de São Tiago, Castelo de Óbidos, Rua Direita de Óbidos, dicas de Óbidos, o que fazer em Óbidos, o que ver em Óbidos, viagem para Óbidos, restaurantes em Óbidos, hospedagem em ÓbidosQue fofura essa bicicleta!   

Óbidos, Pousada castelo de óbidos, Josefa D´Obidos - Hotel, Casa das Senhoras Rainhas, Vintage Petraru Domus, Doces e Sabores, Aqueduto de Óbidos, Porta da Vila de Óbidos, Igreja de Santa Maria de Óbidos, Igreja de São Tiago, Castelo de Óbidos, Rua Direita de Óbidos, dicas de Óbidos, o que fazer em Óbidos, o que ver em Óbidos, viagem para Óbidos, restaurantes em Óbidos, hospedagem em ÓbidosRuelas transversais

Óbidos, Pousada castelo de óbidos, Josefa D´Obidos - Hotel, Casa das Senhoras Rainhas, Vintage Petraru Domus, Doces e Sabores, Aqueduto de Óbidos, Porta da Vila de Óbidos, Igreja de Santa Maria de Óbidos, Igreja de São Tiago, Castelo de Óbidos, Rua Direita de Óbidos, dicas de Óbidos, o que fazer em Óbidos, o que ver em Óbidos, viagem para Óbidos, restaurantes em Óbidos, hospedagem em ÓbidosCheio dessas flores lindas!!!

Óbidos, Pousada castelo de óbidos, Josefa D´Obidos - Hotel, Casa das Senhoras Rainhas, Vintage Petraru Domus, Doces e Sabores, Aqueduto de Óbidos, Porta da Vila de Óbidos, Igreja de Santa Maria de Óbidos, Igreja de São Tiago, Castelo de Óbidos, Rua Direita de Óbidos, dicas de Óbidos, o que fazer em Óbidos, o que ver em Óbidos, viagem para Óbidos, restaurantes em Óbidos, hospedagem em ÓbidosMais detalhes…

Óbidos, Pousada castelo de óbidos, Josefa D´Obidos - Hotel, Casa das Senhoras Rainhas, Vintage Petraru Domus, Doces e Sabores, Aqueduto de Óbidos, Porta da Vila de Óbidos, Igreja de Santa Maria de Óbidos, Igreja de São Tiago, Castelo de Óbidos, Rua Direita de Óbidos, dicas de Óbidos, o que fazer em Óbidos, o que ver em Óbidos, viagem para Óbidos, restaurantes em Óbidos, hospedagem em ÓbidosCasinhas charmosas…

Óbidos, Pousada castelo de óbidos, Josefa D´Obidos - Hotel, Casa das Senhoras Rainhas, Vintage Petraru Domus, Doces e Sabores, Aqueduto de Óbidos, Porta da Vila de Óbidos, Igreja de Santa Maria de Óbidos, Igreja de São Tiago, Castelo de Óbidos, Rua Direita de Óbidos, dicas de Óbidos, o que fazer em Óbidos, o que ver em Óbidos, viagem para Óbidos, restaurantes em Óbidos, hospedagem em ÓbidosMuito artesanato

Óbidos, Pousada castelo de óbidos, Josefa D´Obidos - Hotel, Casa das Senhoras Rainhas, Vintage Petraru Domus, Doces e Sabores, Aqueduto de Óbidos, Porta da Vila de Óbidos, Igreja de Santa Maria de Óbidos, Igreja de São Tiago, Castelo de Óbidos, Rua Direita de Óbidos, dicas de Óbidos, o que fazer em Óbidos, o que ver em Óbidos, viagem para Óbidos, restaurantes em Óbidos, hospedagem em ÓbidosAs cerâmicas portuguesas! Vontade de trazer tudo!


Óbidos no mapa (todos pontos citados):


Outras opções de day trips a partir de Lisboa que fiz e adorei, foram:

Cascais
Sintra
Évora
Fátima

Beijos, Thaís! 

thaisnatale

thaisnatale

Meu nome é Thaís, sou advogada e estou sempre planejando as próximas viagens. Já estive em mais de cinquenta países e resolvi criar esse blog a pedido da família e amigos que sempre me pedem dicas e ajuda com os roteiros. E, como gosto de escrever, decidi atender aos pedidos! Sejam bem vindos e espero muito que as minhas dicas e experiências ajudem! Boa leitura!!!